Posso usar as redes sociais para fazer marketing médico?

 

Apesar do assunto ser recorrente e de muitos médicos já terem adotado as redes sociais nas suas estratégias de marketing médico, ainda existem dúvidas sobre a atuação dos profissionais, clínicas e consultórios nas mídias sociais. A verdade é que não existe proibição para que pessoas ligadas a área da saúde atuem nos canais sociais, desde que sejam observadas as boas práticas estabelecidas pelo Conselho Federal de Medicina, e também pelas políticas de cada canal social.

Para ajudar você, separamos algumas dicas que podem ser usadas nas redes sociais e que não violam nenhuma lei:

Instagram

Se você faz parte da rede social, já deve ter reparado que é inegável o número de brasileiros dispostos a direcionar muitas horas no Instagram. Por isso, a presença da sua imagem por lá pode gerar ótimos resultados.

Como essa rede social é mais direcionada para a publicação de fotos e vídeos curtos, a indicação é de que o seu uso siga a mesma linha dentro do marketing médico.

Para você médico uma dica com garantia de sucesso é aproveitar o engajamento do Instagram para publicar fotos que retratem a sua imagem como autoridade na sua área de atuação. Fotos em eventos, cursos, palestras, etc. repercutem muito bem, e fazem os seus pacientes notarem como você se importa em se manter atualizado.

Procure sempre usar fotos de alta qualidade que ajudam a despertar a atenção dos seguidores.

 

Facebook

A recomendação mais importante é de que você use um perfil de marcas e negócios, também conhecido como fanpage, para publicar seus conteúdos. Desta forma, você terá recursos próprios para administrar a relação com seus seguidores e compartilhar os seus conteúdos.

Vale destacar que existem duas formas de criar sua fanpage:

  1. Você pode criar um fanpage do zero a partir deste link;
  2. Ou converter o seu perfil pessoal e fanpage. Nesse post explicamos como fazer o procedimento.

 

Twitter

O Twitter também pode ser usado no marketing médico. Apesar das suas limitações de caracteres, é possível usar a rede social para compartilhar novidades, links sobre a sua área de atuação e até mesmo oferecer dicas curtas sobre determinado tratamento ou condição clínica.

 

LinkedIn

Esta é a rede social mais profissional atualmente. Através dela você pode criar conexões com outros colegas de profissão e também com seus pacientes. O espaço é excelente para fazer networking na sua área, divulgar artigos e mostrar toda a sua formação profissional.

Agora é só publicar. Simples, não? Cuide da sua presença da digital e torne-se referência no mercado!

Posts relacionados

Deixe seu comentário