O marketing na área da saúde deve ser direcionado com muita responsabilidade. As resoluções impostas pelo Conselho Federal de Medicina estimulam o marketing responsável, de forma a promover informações para esclarecimentos e fins educativos, preservando sempre o decoro, o conhecimento científico e deixando de lado o sensacionalismo.
Usar a internet para alavancar sua estratégia e visibilidade é uma ótima prática. O investimento é pequeno, adaptável às suas condições, e é possível criar campanhas diversas para atingir objetivos bem específicos do seu consultório, clínica ou hospital.
Porém, é importante ter cuidados e respeitar os códigos de ética da sua profissão.
No marketing e publicidade na área médica, e também em outras áreas da saúde, como Nutrição, não é permitido:
– Divulgar valores de procedimentos, formas de pagamento ou parcelamento;
– Fazer uso de expressões como “o mais eficiente”, “o melhor aparelho do mercado”, “resultado garantido”;
– Utilizar imagens de pacientes de “antes” e “depois”;
– Realizar consultas pela internet ou telefone;
– Divulgar qualificações ou especialidades que você não possui, isto é, sem registro no Conselho Federal;
– Mencionar equipamentos e suas marcas;
– Oferecer trabalho gratuito para promover campanhas específicas;
– Criticar técnicas utilizadas por outros profissionais e possíveis concorrentes;
– Fazer propaganda de técnicas ou protocolos que não sejam reconhecidos pelo Conselho Federal.
O Código de Ética Médica foi criado com o objetivo de que o médico não tenha sua atividade banalizada, sendo que sua atuação profissional não se caracteriza como relação de consumo. Por isso, é importante ter cuidado com suas estratégias para que elas não ultrapassem o limite do bom senso, e você seja penalizado no futuro.
Vale a pena trabalhar ao lado de parceiros estratégicos que conhecem o mercado e conseguem indicar as boas práticas para a construção de estratégias eficazes, e legais, para construir a sua imagem e marketing médico na era digital.